quarta-feira, 8 de junho de 2011

TREND ALERT: COTURNO

Na onda do militarismo, os coturnos estão de volta com força total neste inverno. Presente em passarelas e editoriais, o coturno caiu nas graças do mundo da moda.


Conhecido em inglês como combat boot, coturno é a bota usada por soldados para proteger os pés em combate. A sola do sapato, pela sua forma, adere bem ao solo, criando atrito para não escorregar e tem o cano um pouco mais alto para proteger os tornozelos e dar estabilidade. O tipo mais tradicional de coturno é feito de couro, com um tratamento de impermeabilização para aguentar os locais mais úmidos.




Nas lojas, dá para encontrar desde os modelos clássicos até os mais inusitados – em lona, envernizados, florais, metalizados, coloridos, estampados… Mas, segundo a sábia consultora de moda Glória Kalil: "coturno de verdade tem que ter aquele ar pesado, bruto, sem muitos enfeites". (p.s.: será?)




A dica para não deixar o look pesado, já que o coturno, é proveniente do vestuário masculino e tem uma aparência bruta, é combiná-lo com peças femininas como vestidos, saias e shorts, tecidos leves como seda e renda, meia-calça e estampas florais.


com saia

com vestido

com short

com legging

com meia calça

 mix: colorido com meia calça e vestido 
de estampa floral

A inglesa Dr. Martens é uma marca mega famosa de coturnos. Na loja online, há modelos para todos os gostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário