quinta-feira, 9 de junho de 2011

Como usar: pashimina, echarpe, xale, lenço, cachecol

Para incrementar um look básico, não há nada mais charmoso do que adicionar um lenço, uma echarpe, um cachecol ou um xale ao visual. É um recurso que dá um “up” instantâneo com um toque de elegância. 


E quando a idéia é se proteger do frio ou de mudanças repentinas de temperatura, eles super dão conta do recado. 

Ter uma pashimina na bolsa é um hábito meu e já me salvou de vários frios súbitos!



Para começar, um mini-dicionário:

Lenço: Os “foulards” ou “carrés de soie”, lenços ou quadrados de seda em francês, são representantes do estilo clássico e geralmente seguem a metragem de 90cmx90cm para os grandes e 40cmx40cm para os pequenos.

Echarpe: é uma faixa  retangular e comprida de tecido leve (seda, crepe, cetim) usada para envolver o pescoço e/ou o colo. Geralmente é usada em festas com trajes formais, para enfeitar.

Xale: é uma manta que pode ter diferentes formatos (retangular, quadrada, triangular), tamanhos e acabamentos (como franjas). Geralmente, é feita de lã, tricot ou crochê.

Pashimina: também conhecida como manta, a pashimina na verdade é o nome da lã usada para fazer este tipo de echarpe. Esta lã é super fina, deixando a peça com um caimento, brilho e suavidade diferenciados.

Cachecol: é uma faixa de tecido que serve para agasalhar o pescoço, ótima para o dia-a-dia. Feito de lã ou tricot pode ser longo ou estreito. A palavra vem de “cacher”, de esconder e “col”, de pescoço.


Como usar

Na verdade não existe um jeito "certo" de usar. O mais importante é estar confortável. Você pode "jogar" despretenciosamente em volta do pescoço ou dos ombros, ou investir numa maneira "ajeitadinha". 

Combine os modelos detalhados e estampados com roupas lisas e básicas. Ou use modelos básicos e sem estampas quando a roupa for colorida, estampada ou enfeitada. 



Confira abaixo alguns tipos de amarrações:





Fotos: healthbeauty-tips


Esse vídeo também pode te dar uma ajudinha. É um tutorial que ensina a fazer vários tipos de amarrações, passo a passo:


Inspire-se:






ATUALIZAÇÃO!

Esqueci de dizer que homens também podem (e devem) usar cachecol. Acho lindo!




E não esqueça dos cuidados para que sua peça dure:
Guarde-a sempre enrolada e lave-a de preferência a seco. Se for lavar em casa, o shampoo orgânico e o sabão neutro são os ideais. Na hora de secar, torça com a ajuda de uma toalha felpuda e não estenda, deixe-a secando na horizontal.

Um comentário:

  1. Thais, já li e reli várias vezes.
    As fotos ajudam muito, mas você é ousada e usou até vídeo. Adoro! Vou ficar craque!rs
    Obrigada não só por essa, mas por grande parte das outras postagens do blog. Elas ajudam e esclarecem demais e isso justifica o sucesso que já é o Moda e Afins, né?
    Quem disse que moda é fútil? Moda é útil, isso sim!
    Beijoca

    ResponderExcluir